Massagem: Conheça alguns tipos e seus benefícios

Existem diversos tipos de massagem que promovem bem estar, saúde e melhora a aparência estética. Seus fins e benefícios são diversos: relaxamento, redução de medidas, alívio de dores, correção postural, melhora das funções do organismo e muitos outros. Por conta disso, a prática da massagem tem sido cada vez mais usada como tratamento complementar para curar disfunções do corpo e mente.

O método geralmente é feito com manobras manuais e em alguns casos usa-se aparelhos e, muitas vezes, utiliza de técnicas adicionais, como aplicação de calor e frio, para potencializar os benefícios. A massagem promove não só uma melhora da aparência, mas também saúde, bem-estar e melhora a qualidade de vida. Conheça alguns tipos de massagem e seus principais benefícios:

 

  1. Massagem relaxante

 

A massagem relaxante gera vários benefícios para o organismo, tanto ao corpo como à são feitas manobras especializadas no músculo, para trazer ao indivíduo relaxamento e alívio de tensões musculares.
A massoterapia relaxante é uma técnica que auxilia no tratamento de dores musculares, contusões, edemas, distúrbios nervosos, fadiga e estresse.

Além de  todas essas vantagens que citamos, a massagem relaxante também auxilia na diminuição da pressão arterial, fortalece o sistema imunológico, combate a insônia  e retarda o envelhecimento.

Para manter os resultados de relaxamento e alívio de dores é indicado que a massagem relaxante seja feita no mínimo uma vez por semana. Entretanto ela pode também ser feita até três vezes na semana se o paciente desejar. Lembrando sempre que antes é necessário passar por uma avaliação com a massoterapeuta.

 

2. Drenagem linfática

 

A drenagem linfática ajuda significativamente na redução de líquidos retidos no organismo e na melhora da circulação sanguínea. Outra função da drenagem linfática é retirar a linfa que fica acumulada entre as células, o que pode ser ocasionado por um retardo da pessoa na produção da linfa ou por dificuldades da absorção por parte das células. A partir dessa estimulação que há a diminuição do inchaço e melhora da celulite. O técnica de drenagem linfática relaxa o corpo e pode atuar discretamente no combate a gordura localizada – uma vez que a massagem aumenta o metabolismo do local.

O transporte de gordura – principalmente na forma de triglicerídeos – e vitaminas é feito pela linfa do intestino e desemboca no fígado sendo metabolizado e mandando ao sistema circulatório os nutriente e volume sanguíneo de maneira balanceada. Por isso, quando há uma melhora da circulação da linfa, há também uma maior oxigenação dos tecidos do corpo, o que melhora o aspecto da celulite e gordura localizada.

Mas a drenagem linfática não emagrece por si só! Ela ajudar a reduzir medidas por acabar com o inchaço e eliminar toxinas do corpo. Mas para obter resultados mais eficientes é necessário abordar hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e prática de exercícios físicos, como o pilates e a associação da massagem redutora que iremos explicar também.  

Para este tipo de massagem é  indicado que seja realizada de duas a três vezes por semana, mas lembrando que varia conforme o objetivo do cliente e sua avaliação.

 

3. Drenagem linfática – Método Renata França

 

O método de Drenagem Renata França consiste na execução de movimentos diferenciados e um pouco mais vigorosos se comparados à drenagem linfática comum.

A técnica foi desenvolvida pela esteticista Renata França, sócia proprietária do Blend – Spa Renata França – São Paulo. Renata acumulou ao longo de 12 anos uma extensa experiência, levando ao sucesso que alcançou hoje com sua técnica. Várias celebridades nacionais e internacionais já são adeptas e amam essa técnica.

A técnica garante resultados imediatos, redução do inchaço corporal e curvas mais acentuadas na primeira sessão. É indicado que a massagem seja realizada de duas a três vezes por semana. Este método contém algumas contra indicações, por isso é imprescindível a realização da avaliação antes de iniciar o tratamento com a profissional licenciada pelo método.

 

4. Massagem redutora

A massagem redutora também conhecida como massagem modeladora, é feita com movimentos de deslizamento e amassamento profundos, seguindo um ritmo acelerado. Além disso, elas funcionam como um reorganizador tecidual: à medida em que as manobras são realizadas, as moléculas do tecido se movem, o que gera a maleabilidade do tecido. Com isso, elas podem ser feitas em todo o corpo, enfatizando-se as áreas de maior necessidade ou concentração de gordura localizada. Os resultados são melhores se a frequência for de, no mínimo, duas sessões por semana.

 

Como falado, é importante sempre realizar uma avaliação antes de iniciar qualquer um dos tratamentos para entender o objetivo que se quer alcançar e saber se há alguma contra indicação.

Por isso o profissional precisa estar habilitado e capacitado tanto para a realização da técnica como para a avaliação e escolha da conduta ideal para cada indivíduo.