A Reeducação Postural Global, mais conhecida como RPG, é uma técnica de fisioterapia que visa promover o equilíbrio dos músculos responsáveis pela postura. Sabe aquela dor constante causada pela má postura e por movimentos repetitivos realizados de maneira inadequada? Elas podem ser facilmente eliminadas ou amenizadas com algumas sessões de RPG.

O método consiste em posturas e movimentos específicos que alongam cadeias musculares inteiras ajudando a reorganizar todos os segmentos do corpo. Como um processo de reeducação, você precisará de disciplina e concentração para executar cada passo corretamente e obter bons resultados.

Quer conhecer mais sobre o método e descobrir o que ele pode fazer para melhorar sua postura e lhe proporcionar mais bem-estar? Leia o post na íntegra.

 

Como Funciona o RPG

A Reeducação Postural Global tem como base os princípios de que cada ser humano tende a reagir de maneira distinta a um mesmo problema ou patologia, e sendo assim, não deve ser tratado apenas o local da dor, mas tratar o corpo como um todo, semelhantemente ao ditado: “cortar o mal pela raiz”.

Cada sessão de RPG dura aproximadamente 1 hora ou mais. Durante a sessão, o paciente permanece em posturas específicas e predeterminadas durante o período de 12 a 20 minutos. As posturas são indicadas de acordo com o problema apresentado pelo paciente e vão gradualmente evoluindo para movimentos lentos e progressivos.

Durante a realização destes exercícios o fisioterapeuta geralmente pede para que a pessoa contraia o abdominal e mantenha as costas coladas na maca, mas sem elevar as costelas. Além disso, são feitos estímulos que levam a pessoa a ter que manter a postura do RPG durante alguns 4 a 7 minutos, sem perder a força em manter os ombros apoiados na maca e os pés bem unidos, por exemplo.

 

O tempo de tratamento varia de uma pessoa para outra, mas após 3 ou 4 sessões é possível observar se o tratamento está surtindo o efeito que deveria ou não. A escoliose e a hipercifose podem ser reparadas, com aproximadamente 8 sessões de RPG, mas quando a coluna encontra-se muito ‘torta’ pode se fazer necessário aumentar o número de sessões. 

 

A RPG pode ser utilizada no tratamento de dores e problemas na coluna (lombalgia, cervicalgia, escoliose, hérnia de disco), além de lesões articulares, retrações musculares, limitações articulares, doenças neurológicas que ocasionam rigidez muscular e ainda atua de forma eficaz no tratamento de doenças de ordem respiratórias, pois ao se trabalhar a postura, pode-se trabalhar também a respiração e os músculos do tórax.

 

 

Benefícios do RPG

Se não possuísse tantos benefícios, não seria realizada por especialistas no ramo. Dentre os benefícios de se fazer RPG estão o alívio das dores e aquelas tensões musculares que atrapalham seu rendimento no trabalho, aumento da amplitude do movimento, melhora da estabilidade, mobilidade, equilíbrio e consciência corporal.

Quer mais benefícios? Veja a lista completa abaixo:

 

  •       Combate a dor nas costas e realinha a coluna;
  •       Elimina a dor ciática;
  •       Cura o torcicolo;
  •       Corrige o posicionamento dos joelhos;
  •       Facilita e otimiza a respiração e a movimentação do tronco em pessoas com espondilite anquilosante;
  •       Soluciona problemas na coluna como hérnia de disco;
  •       Contribui para o tratamento de alterações nas articulações como na dor crônica do quadril;
  •       Elimina a dor de cabeça causada pelo excesso de tensão nos músculos das costas e do pescoço;
  •       Elimina a dor de cabeça e a dor na mandíbula causada por alterações na articulação têmporo-mandibular;
  •       Corrige o pé plano, pois proporciona um melhor realinhamento das forças da gravidade
  •       Posiciona melhor a cabeça, que em muitos casos está mais para frente, que o ideal;
  •       Melhora o posicionamento dos ombros, que em muitos casos está mais virado para frente do que deveria ser.

 

Tantos benefícios em um mesmo método! Mas, atenção! Antes de sair marcando sessões de RPG indiscriminadamente por aí, consulte bons profissionais do ramo. O profissional responsável pela aplicação do método é o fisioterapeuta, que deve ter uma formação específica em RPG.

 

 

Dica de hoje

           Calma, não vamos dizer para você sentar ereto na cadeira por horas e horas. Afinal de contas, é o desenvolvimento da consciência corporal que vai alertá-lo quando você estiver em uma posição prejudicial para a coluna e que irá guia-lo a uma autoconsciência, ajudando-o a manter-se na posição correta sem ser tão desconfortável assim.

           Nossa dica de hoje é: não deixe pequenas dores e incômodos se transformarem em patologias sérias e mais graves. Procure um fisioterapeuta com especialização em RPG e peça uma avaliação da sua saúde postural. Corrija os problemas do presente para evitar procedimentos mais sérios no futuro e viva uma vida mais plena e ativa!