Se você já se perguntou qual a formação necessária para se tornar um Instrutor de Pilates, esse artigo é dedicado inteirinho pra você!

O Pilates está cada vez mais difundido pelo Brasil e o número de pessoas procurando por Estúdios de Pilates cresceu exponencialmente. 

Isso gera uma grande demanda e muitas pessoas buscando uma fatia nesse mercado promissor que dissemina saúde e bem-estar.

Mas, o que é necessário para se tornar um instrutor de Pilates? Quais as vantagens e os desafios dessa profissão? Continue lendo o artigo para encontrar essas respostas!

 

Quem pode ser um instrutor de Pilates?

Da mesma forma que exercícios físicos bem executados trazem benefícios para a saúde, treinar sem instrução ou de forma inadequada pode acabar em lesões, dores e outros danos à saúde.

Daí a necessidade de somente praticar Pilates com um profissional habilitado, que tenha experiência e saiba o que está fazendo.

Atualmente, no Brasil, os profissionais habilitados para ministrar Aulas de Pilates são aqueles com formação (ou cursando) em Educação Física ou Fisioterapia e que tenha feito o Curso de Pilates.

Essa determinação vale tanto para o Studio de Pilates (com muitos aparelhos) como para o MAT Pilates, que contempla apenas exercícios no solo, com colchonete.

Existem muitas divergências entre diferentes profissionais de áreas afins (como dançarinos, atletas e outros terapêutas) sobre as limitações impostas pela lei.

Mas, do ponto de vista legal, segundo CREF e CREFITO, o profissional habilitado para dar aulas de pilates deverá ter formação em uma das duas áreas (Fisioterapia e Educação Física) e ainda possuir um curso de Capacitação reconhecido.

 

Onde posso trabalhar como Instrutor de Pilates?

Um das maiores vantagens em fazer o curso para instrutor de Pilates são os diversos campos de atuação e a versatilidade que a área permite.

O primeiro estabelecimento em que você pode trabalhar como instrutor de Pilates, obviamente é um Studio de Pilates!

Mas, calma. Com um pouco de paciência você vai descobrir a melhor maneira de trabalhar como Instrutor. Já imaginou trabalhar em um Studio de Pilates dentro de um condomínio? 

Outra opção é a possibilidade de abrir o seu próprio Studio de Pilates, o que é uma excelente oportunidade de negócio no ramo.

Durante o Curso de Instrutor de Pilates, os alunos recebem todas as orientações de que precisam para abrir o um Studio próprio e iniciar sua carreira tanto como instrutor como dono do seu Studio de Pilates.

Imagine-se comprando seus aparelhos de Pilates, decorando o lugar ao seu estilo, recepcionando e criando laços com seus clientes, ajudando na reabilitação de idosos… Quanta satisfação pessoal!

Onde posso fazer o Curso de Capacitação?

Uma vez que ainda não existe uma faculdade voltada completamente formar instrutores de Pilates, é necessário que o profissional complemente sua formação com um curso de capacitação de Pilates.

Nesse curso, o profissional irá entender como seus conhecimentos se aplicam à prática do Pilates, conhecerá mais a fundo os princípios do método, aprenderá sobre o uso e as aplicações de cada aparelho e acessório do Pilates e por aí vai.

Um dos aspectos mais importantes do curso é ensinar o profissional a entender seu aluno, fazer uma boa avaliação e identificar suas principais necessidades, para a partir daí começar a trabalhar os exercícios que mais atendem ao que ele precisa.

A Yali já formou 1900 profissionais na área, dos quais, 97% estão empregados no mercado, com uma incrível marca de satisfação por parte de 98% dos alunos.

Com mais de 26.000 horas de cursos ministrados, a Yali possui alto grau técnico com didática de ensino e conteúdos diferenciados.

Se você procura por um curso completo, que lhe forneça todas as bases para montar o seu próprio Studio de Pilates, você precisa conferir a grade curricular do nosso curso!

 

Saia na frente com a Yali. Temos os melhores professores, aparelhos e equipamentos de primeira qualidade, e nossos cursos são voltados para a inserção do aluno no mercado de trabalho.

Pesquise. Veja o que nossos alunos estão dizendo sobre o curso. Acompanhe as discussões. Mas, não perca tempo. Nossas vagas são limitadas e a próxima turma já se inicia no final desse mês!

Seja o melhor instrutor de Pilates com a Yali!