O Método Pilates é mundialmente conhecido pelos seus diversos benefícios aos mais diferentes tipos de paciente. A versatilidade desse método é um dos fatores da sua difusão. Uma das aplicações mais importantes do pilates está na reabilitação de patologias.

 

Entenda mais sobre a atuação do pilates e como explorá-lo na reabilitação de diversas patologias.

 

Pilates para reabilitação de patologias

Com a finalidade de auxiliar no tratamento de patologias, o método possui exercícios de que trabalham diretamente as áreas em recuperação, assim como o corpo como um todo. Dessa forma, os exercícios são aplicados seguindo as limitações e progressão do paciente.

O pilates pode ser utilizado como complementação da reabilitação de joelho, ombros, coluna, quadril, tratamento das lombalgias e diversas outras patologias musculoesqueléticas.

Através das técnicas de respiração, concentração, coordenação e equilíbrio o método apresenta eficácia, não apenas no tratamento, mas também na prevenção de lesões e patologias.

 

Quais os benefícios do Pilates?

Vários estudos apontam a eficácia do método na prevenção de lesões e tratamento de atletas, em pacientes durante pós e pré operatórios, dentre outros.

Os exercícios auxiliam no aumento da força e mobilidade, bem como na movimentação e flexibilização de regiões como o quadril, por exemplo.

 

O método também atua na melhora da mobilidade e nas limitações físicas causadas por doenças degenerativas como artrose e artrite. Além disso, também beneficiam na reabilitação neurológica.

Os exercícios também são utilizados na reabilitação de lesões graves, apresentando resultados bastante eficientes. Outro benefício do pilates é no tratamento de lombalgias.

A partir de exercícios, que trabalham diretamente com a musculatura abdominal agindo nos principais músculos estabilizadores, primordiais para a estabilização das lombalgias.

 

Quais exercícios explorar na reabilitação de patologias?

As patologias e lesões de ombro, quadril, coluna e joelhos são as principais área atendidas por exercícios do método pilates. A região dos ombros pode ser acometida por patologias como: Artrose, Bursite, Tendinite, dentre outras.

 

Para a reabilitação dos ombros, listamos alguns exercícios:

  • Movimento do arqueiro, sentado no Cadilac
  • Exercício do Relógio
  • Tríceps

A coluna é umas das regiões, que apresenta as patologias mais comuns e causa de dores e desconforto de várias pessoas. Para a tratamento dessa região os seguintes exercícios podem ser realizados:

  • Roll up com tonning ball
  • Sit up
  • Abs Obliques

Outra parte fundamental para sustentação e mobilidade do corpo são os joelhos. Em virtude da movimentação constante, fatores de idade, excessos durante atividades esportivas, dentre outros fatores podem levar a lesões nessa área.

Na reabilitação desta área, alguns exercícios podem ser realizados como:

  • Leg pull front
  • Bridge
  • Agachamento

Esses são alguns dos exercícios, que o método pilates possui para a reabilitação de patologias. Cabe ao profissional a escolha e adaptação necessária dos exercícios, sempre visando a eficiência do tratamento.

Concluindo…

Portanto, ficou evidente até aqui a variedade de benefícios e aplicações do pilates na  reabilitação de patologias. A flexibilidade das técnicas são um dos fatores de eficácia do método.

Os resultados rápidos e eficientes só ocorrem se executados por profissionais capacitados. Cada corpo possui suas limitações e características diferentes. O profissional qualificado é capaz de realizar as adaptações necessárias para atender cada caso.

Amplie seus horizonte e faça parte do universo do Pilates. Transforme-se e seja transformado!