O Pilates é uma atividade que ganha cada vez mais popularidade ao redor do mundo e isso tem uma explicação muito simples: as pessoas estão cada vez mais cientes da importância do exercício físico para a manutenção de um corpo saudável e cheio de vida.

 

Mas o que o Pilates tem de tão diferente assim, para que a procura por estúdios da modalidade no Brasil estejam cada vez maiores? A forma como trabalha todos os músculos do corpo, respiração, postura e equilíbrio e o fato de ser um programa que pode ser executado por todas as idades e inclusive recomendado para recuperação de procedimentos e até para a terceira idade.

 

Você vai conhecer nesse artigo todos os benefícios do Pilates para a terceira idade e conhecer os tipos de aulas disponíveis. Acompanhe!

 

Benefícios

O método Pilates para os idosos, é uma das melhores alternativas para o público nessa etapa da vida porque vai misturar exercícios de baixo impacto, trabalhar músculos específicos de acordo com cada necessidade, a coordenação e o fortalecimento, além de conservar a massa muscular e condicionamento cardiovascular.

 

O Pilates para idosos, é um exercício físico que não apresenta muito impacto, o que o torna seguro. O método trabalha em áreas do corpo que são fundamentais para qualquer pessoa, principalmente na 3ª idade.

 

Trabalha principalmente corrigindo a postura, ativando a circulação e tencionando os músculos, através de exercícios de alongamentos, que estimulam o corpo a obter uma maior flexibilidade, recuperando articulações propensas a artrose e dores generalizadas.

 

Além disso, trabalha os músculos profundos, incluindo os que controlam o fluxo da urina e impurezas sólidas do corpo, prevenindo a incontinência urinária e fecal, muito frequente nessa idade.

 

Nessa fase da vida existem diversas limitações em atividades diárias, como sentar e levantar, amarrar um tênis, dentre outros e o Pilates pode tornar essas tarefas mais fáceis de ser realizadas.

 

Os benefícios do Método Pilates para idosos incluem aumento da densidade óssea, melhoria da flexibilidade nas articulações e postura, aumento da capacidade respiratória e cardiovascular, proporcionando satisfação total aos praticantes que desejam obter melhoria da qualidade de vida.

Veja na íntegra mais benefícios que o Pilates proporciona para seus praticantes da terceira idade.

 

  •       Alívio da dor
  •       Alívio do estresse;
  •       Prevenção de lesões
  •       Melhora dos reflexos
  •       Melhora a mobilidade
  •       Melhora a flexibilidade
  •       Maior percepção dos movimentos
  •       Melhora do equilíbrio
  •       Melhora da velocidade de andar
  •       Melhora da auto-estima
  •       Diminuição da depressão
  •       Mantém o peso corporal
  •       Fortalece os músculos das pernas e costas
  •       Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea
  •       Ajuda no controle do Diabetes, artrite e doenças cardiovasculares
  •       Melhora as reações posturais.

 

Todos idosos podem fazer?

Sim! Como o Pilates funciona muito bem até com os grupos mais frágeis, a atividade é recomendada enquanto o paciente conseguir executar os exercícios. O próprio criador do Pilates, (Joseph Pilates) praticou a modalidade até mais de 80 anos e  as pessoas que o conheciam diziam que ele tinha uma energia e vivacidade quase adolescente, para metaforizar o bem que o programa fazia para a saúde dele.

 

Sendo assim, o Pilates pode (e deve) ser realizado por pessoas que buscam alguma atividade física, por idosos, por indivíduos que apresentam alguma patologia ou cirurgia musculoesquelética onde a reabilitação é necessária, e por esportistas que visam melhorar sua performance.

 

Tipos de Aulas

Os tipos de aulas devem ser escolhidos com responsabilidade e respeitando o limite de cada idoso. Por exemplo, um grupo de idosos mais homogêneo e independente, com características semelhantes podem compor um bom grupo para atividades em equipe.

Mas atenção, se o idoso é mais frágil, passou por algum procedimento recente ou apresenta obesidade, talvez o melhor mesmo seja colocá-lo com um instrutor específico, que conheça suas limitações e potencialidades.

O pilates para idosos pode ser uma fonte de benefícios, mas para isso, é necessário personalizar os exercícios de acordo com a capacidade física de cada um. Por isso, opte sempre por Studios bem equipados e com pessoal formado na área.

Bônus: Dica para idosos

 

O Pilates para Idosos tem ganhado cada vez mais adeptos, pois é uma modalidade bastante dinâmica que trabalha força, alongamento e flexibilidade, preocupando-se em manter as curvaturas fisiológicas do corpo e tendo o abdômen como centro de força, o qual é trabalhado constantemente em todos os exercícios da técnica, realizados com poucas repetições.

          A terceira idade tem tudo para ser uma fase de tranquilidade e descanso, mas também de vivacidade. Mantenha o corpo sempre em dias. O Pilates trabalha corpo, mente, respiração e equilíbrio e traz, consigo, qualidade de vida.  Vem pro Pilates!