Pilates emagrece? A maior dúvida para quem colocou “emagrecer” como objetivo no calendário de 2019 é descobrir quais os melhores caminhos para atingir esse objetivo. E o Pilates certamente aparece entre as opções disponíveis.

Mas, será ela a mais indicada? Pilates emagrece? Quais as vantagens do Pilates para um emagrecimento eficaz e duradouro?

 

Descubra isso e muito mais nesse post e prepare-se para suar bastante!

 

Entendendo o Pilates

 

De forma resumida, o Pilates baseia-se em princípios de Respiração, Precisão, Controle e Fluidez do movimento, Centro de Força e Concentração.

Durante as aulas, os alunos trabalham com toda a musculatura do corpo, o que fornece muitos benefícios desde melhora na postura a tonificação muscular.

Embora o objetivo principal do Pilates não seja o emagrecimento em si (a queima de gordura que todos desejam que aconteça de forma rápida), ele prepara o corpo para todas as etapas necessárias para que isso aconteça.

 

Através de exercícios que exigem força e concentração, você experimentará um maior controle do seu corpo, além de tonificação muscular, melhora na respiração (o que, acredite, contribui para o emagrecimento), e aumenta o seu rendimento nas demais atividades físicas e no dia a dia.

Mas, vamos a pergunta que não quer calar: Pilates emagrece? Em que circunstâncias isso acontece? Quais são os estudos científicos a respeito do assunto?

 

Treino Funcional integrado ao Pilates Emagrece

 

Muita gente – erroneamente – acredita que Pilates e Treino Funcional são modalidades completamente opostas, sem chances de serem integradas uma a outra. É aí que se enganam.

Mesmo com todos os benefícios que o Pilates possui, a grande diferença que o Treino Funcional acrescenta ao Pilates é que o TF se baseia em padrões de movimentos, e com isso, os gastos energéticos são maiores.

Como o nome sugere, são exercícios aeróbicos de fácil execução e que realizamos corriqueiramente – muitas vezes de forma errada – a exemplo do agachamento.

 

O Treino funcional integrado ao Pilates mescla a queima de calorias dos exercícios aeróbicos com os exercícios do Pilates, permitindo inclusive aqueles que utilizam os aparelhos próprios do Pilates.

E a otimização não para por aí. As Esteiras também podem ser integradas aos treinos, para promover um plano mais completo de exercícios, bem como os treinamentos mais intensos como o HIIT, que queima muito mais calorias sem fugir dos princípios básicos do Pilates.

Ou seja, a integração do Treino Funcional com o Pilates emagrece com mais eficácia e fornece mais resistência e tonificação muscular, trabalhando força, potência, estabilidade, flexibilidade e mobilidade.

 

O Pilates Emagrece, mas faça sua parte!

Pilates sozinho não emagrece ninguém.

Contudo, quando combinado ao Treino Funcional, bons hábitos e uma alimentação balanceada, o resultado vem e vem acompanhado de uma melhoria na sua saúde e disposição como um todo.

Aulas regulares de Pilates irão fortalecer a musculatura do seu corpo, e o ajudarão a encontrar um bom ritmo, o que é importantíssimo, já que sem um metabolismo regulado, ninguém emagrece.

 

Em 2011, um estudo revelou que em 8 semanas de treinos intensos de Pilates, pôde-se notar uma diminuição de até 13% de gordura do fígado nos indivíduos participantes da pesquisa.

Outros pesquisadores, afirmam que, a eficácia do Pilates para o emagrecimento pode ser verificada através do Índice de Massa Corporal, do percentual de gordura, do próprio peso corporal e no percentual de massa magra.

 

Conclusão:

 

O Pilates emagrece quando associado à uma boa dieta (de preferência, prescrita por um nutricionista profissional), e tem seus resultados otimizados se associado a outras atividades, como o Treino Funcional.

Além disso, como um exercício que proporciona o fortalecimento da musculatura, seu corpo passará a gastar mais calorias, (até mesmo parado ou dormindo), pois um corpo com mais músculos gera mais trabalho para ser mantido pelo organismo, ou seja: mais calorias perdidas!

Emagrecer é um processo e o Pilates pode tornar o processo mais rápido e prazeroso. Permita-se ter mais controle e liberdade do seu corpo com aulas de Pilates. Sinta-se mais relaxado e com mais disposição todos os dias!