O que é AeroPilates?

Podemos observar algumas aplicações diferentes para o Pilates. Ele pode ser praticado no solo, utilizando acessórios, em equipamentos projetados exclusivamente para o método e também no tecido.
O AeroPilates vem sendo muito procurado por ser uma ótima atividade lúdica, podendo assim, estimular crianças e adultos de uma forma geral a praticar atividades físicas. E essa prática vem crescendo cada dia mais dentro dos estúdios.

Criado pelo espanhol Rafael Martínez, o AeroPilates originou-se da união de técnicas relacionadas ao Yoga e Pilates. É um método seguro, eficaz e controlado, que trabalha o corpo como um todo, tonificando pequenos e superficiais, profundos e grandes grupos musculares. Essa nova técnica segue os mesmos princípios do tradicional método, no entanto, utilizamos o “columpio”, que é usado tanto como um facilitador na execução de determinados exercícios, como também para desafiar o praticante à correta realização dos movimentos e ao equilíbrio devido à grande instabilidade gerada. O equipamento que fica fixado no teto é formado de duas alças para mãos e pés, duas cordas e um balanço grande, produzidos com tecido ultraleve e muito resistente.

BENEFÍCIOS:
As vantagens na prática do AeroPilates são inúmeras, pessoas que sofrem com dores na coluna são muito favorecidas devido a descompressão que as posições invertidas promovem. O correto alinhamento corporal na execução dos movimentos faz com que os exercícios se tornem muito mais proveitosos e seguros. Os ganhos de força ocorrem devido à resistência do peso do próprio corpo, aumentando o tônus muscular. Ocorre também um significativo aumento da flexibilidade corporal.

Além destes benefícios também podemos citar:
– Melhora do equilíbrio;
– Melhora da consciência corporal e respiração;
– Melhora nos quadros de insônia e diminuição do estresse;
– Melhora da circulação sanguínea e linfática.

DINÂMICA DA AULA:
O treino de AeroPilates é dividido em três partes. Na primeira é realizado um aquecimento do corpo e das articulações, e o alongamento. Logo após vem a série de exercícios que varia de acordo com o foco: força ou flexibilidade ou os dois juntos de cada aluno. Por fim, é feito o relaxamento muscular e alongamentos.
Primeiros resultados:
A sensação de superar os limites é um dos primeiros reflexos de quem pratica. O ganho de força também é notado com a realização regular dos exercícios e principalmente o aumento da capacidade de concentração.

RESTRIÇÕES:

Não há restrição de idade para a prática do AeroPilates, lembrando apenas que existe a recomendação da idade mínima de 10 anos para o início, todos podem ser favorecidos com a atividade, inclusive os idosos. Considerando as limitações corporais, o instrutor deverá adequar os exercícios ao perfil de cada aluno. É preciso ainda considerar que as posturas invertidas devem ser evitadas em pessoas com problemas cardíacos ou de pressão, descolamento de retina, pessoas com crises de labirintite e gestantes.
Muitos praticantes talvez necessitem de algum tempo para se acostumar com os exercícios e um pouco mais para entendê-los por completo. Uma sugestão é manter-se firme e não se tornar excessivamente exigente consigo mesmo. Enquanto isso procure aprender mais sobre seu corpo e treiná-lo para se movimentar com mais força, graça e flexibilidade. Como em qualquer início de programa de exercício físico, haverá uma curva de aprendizagem e, como em qualquer outro objetivo que desejamos alcançar, é necessário persistir para obter sucesso.