Se você é um fisioterapeuta ou educador físico e deseja ampliar sua profissão com mais um ramo de atividades, é preciso levar em consideração como anda o mercado, quais campos de atuação e até mesmo valores que tal ramo pode te render.  Então vai a pergunta: já pensou em se tornar um instrutor de Pilates?

Criada por Joseph Pilates, o método chegou ao Brasil em 1991 e, desde então, vem ganhando cada vez mais adeptos devido ao seu alto número de benefícios. E é por causa dessa grande expansão que hoje o instrutor de Pilates tem um leque gigantesco de possibilidades em suas mãos. Então continue neste artigo que vamos lhe mostrar os reais motivos para ser um instrutor de pilates.


1. Mercado em constante expansão

O pilates deixou de ser simplesmente uma modinha para se tornar um estilo de vida. O brasileiro tem se preocupado com seus hábitos e estilo de vida. Segundo o Ministério da Saúde, a prática de atividade física no país cresceu 13% nos últimos 5 anos e não para de aumentar. Além da sua fama ter percorrido por todo mundo, muitos médicos já indicam e recomendam o pilates para seus pacientes, aumentando dessa forma ainda mais a procura.

2. Público alvo é imenso

O pilates tem sido muito procurado para tratamento de diversas patologias e melhora da qualidade de vida e saúde. São vários os tipos de públicos que procuram pela modalidade, entre eles:

  • Pessoas com problemas posturais;
  • Pessoas com patologias da coluna ou de outro membro, como joelhos, ombro, quadris, etc;
  • Idosos com dificuldade de  equilíbrio e coordenação motora;
  • Pessoas que desejam fortalecer a musculatura e ter a um corpo mais definido;
  • Crianças com dificuldade de concentração;
  • Atletas que precisam de melhorar seu preparo físico ou acompanhamento pós lesão;
  • Pessoas que buscam uma atividade de relaxamento e desestresse;
  • Dentre outros.

Como você pode ver as possibilidades são muitas. Você pode trabalhar com atendimentos individuais ou em grupos atendendo objetivos variados. Então público não é o problema, pois nunca irá faltar!

3. Você pode ser dono do seu próprio negócio

Outra grande vantagem de ser um instrutor de pilates é a facilidade que este mercado hoje dispõe para iniciar um negócio. O investimento inicial para montar um studio de pilates varia entre 20 e 50 mil dependendo do espaço físico. Com pouco investimento você consegue equipar bem seu estúdio e começar a atender grupos menores e na medida que seu negócio for expandindo você pode investir ainda mais.

4. Retorno rápido do investimento

O retorno de um studio de pilates pode ser realmente rápido. Usando as estratégias certas e oferecendo um atendimento diferenciado como instrutor de pilates, seu estúdio pode de dar o retorno de investimento no primeiro ano. É interessante também agregar em seu espaço outros serviços e modalidades que complementam o pilates, trazendo dessa forma mais um leque de possibilidades para ter lucro e otimizar seu espaço.

5. Seja um bom instrutor de pilates e tenha um aluno para sempre

O que faz o aluno fidelizar com um instrutor de pilates é a qualidade das aulas e sua competência profissional. O segredo para ser um excelente profissional é fazer um curso completo e de referência e nunca parar de praticar. Muitos instrutores de pilates se acomodam e acabam perdendo alunos por falta de atualização. Recomendamos que após se formar como instrutor de pilates, você faça outros cursos de aperfeiçoamento para melhorar ainda mais suas aulas. Hoje existem diversos workshops que podem trazer uma mudança radical para suas aulas e agregar mais valor ao seu trabalho.Conheça alguns deles:

Pilates avançado;

Pilates clássico;

Aparelhos com acessórios;

Treino funcional integrado ao pilates;

– Dentre outros.

DICA BÔNUS:

Antes de mais nada, pesquise uma instituição de referência para se qualificar. Existem diversos cursos de pilates formação no mercado, mas é importante observar se o conteúdo é completo, se a instituição oferece um acompanhamento para o aluno e ainda os depoimentos de quem já fez o curso. Portanto, Pesquise antes de se inscrever!

Agora que você sabe os principais benefícios sobre este mercado, não perca tempo! Comece hoje mesmo a ingressar no universo de Pilates e tenha uma carreira profissional bem sucedida!