O mundo dos exercícios e bem-estar vem se atualizando dia após dia, com o surgimento de novas descobertas científicas, técnicas e modalidades diferentes e uma dessas modalidades é a Ginástica Abdominal Hipopressiva.

 

O Método foi criado a partir de uma posição praticada na Yoga, chamada Uddiyana Bandha e surgiu antes mesmo da viralmente conhecida “febre da barriga negativa”.

Mas, como funciona, na prática, esse método? Quem pode realizá-lo? E o mais importante, quais são os benefícios a ela associados? Esse artigo responderá essas e outras perguntas relacionadas a Ginástica Abdominal Hipopressiva.

 

O que é a Ginástica Abdominal Hipopressiva?

 

A técnica surgiu com o objetivo de reduzir a pressão intra-torácica e intra-abdominal, utilizando para isso de exercícios rítmicos e posturais.

 

No exercício de Yoga original – o tal do Uddiyana Bandha – o praticante contrai a musculatura do abdômen, de forma que seu umbigo seja “empurrado” em direção ao centro superior do corpo. Esse movimento auxilia na mobilização visceral, melhorando a postura, fortalecendo o assoalho pélvico, entre outros benefícios.

 

Esse método lembra um pouco a Yoga, pois em ambos, os benefícios estão ligados a uma melhoria no aporte muscular, sendo eficaz como um recurso terapêutico e que tonifica e fortalece a musculatura abdominal, além de atuar diretamente no sistema respiratório, sendo, inclusive, responsável pela respiração diafragmática. Sem a pressão intra-abdominal, a respiração aconteceria de forma completamente torácica.

 

Em outras palavras, a Ginástica Abdominal Hipopressiva atua em todos problemas de incontinência pois irá trabalhar a musculatura do abdômen e da pélvis através de movimentos conscientes de inspiração/expiração e contração dos músculos sem forçar a coluna.

 

Ao realizar esses exercícios, você estará colaborando para a ativação automática dos músculos do períneo e da faixa abdominal. E o que ganha com isso? Uma significativa melhora e alívio nas tensões dos músculos respiratórios e dos músculos antigravitacionais hipertônicos.

 

Quais os benefícios da Ginástica Abdominal Hipopressiva?

 

Uma vez que compreendemos o método e seus objetivos, é a vez da pergunta que não quer calar: o que a Ginástica Abdominal Hipopressiva pode fazer para melhorar minha vida? Quais são os benefícios associados a ela?

 

A lista não é pequena, e, se contar com os benefícios indiretos, torna-se ainda maior.

Além de promover o alívio às dores lombares, a Ginástica Abdominal Hipopressiva ainda atua no:

 

  • Fortalecimento dos músculos internos do abdômen e períneo
  • Relaxa simultaneamente grupos musculares antigravitacionais hipertônicos
  • Normaliza as tensões existente nos músculos respiratórios
  • Aumenta a sensação de prazer durante as relações sexuais
  • Diminui a pressão intra-abdominal e intra-toráxica
  • Melhora a postura e corrige problemas a ela associados
  • Ajuda no tratamento de Hérnia de Disco
  • Combate a incontinência urinária e fecal
  • Melhora o funcionamento intestinal
  • Atua na cura do prolapso genital

 

A chave para tantos benefícios está na pressão intra-abdominal, que está presente em diversas ações rotineiras, como, falar, sorrir, controle da postura e outras relacionadas aos músculos do abdômen e da pélvis.

 

O que acontece frequentemente conosco é que, com a rotina acelerada e agendas lotadas, cometemos todos os erros possíveis: nos sentamos de maneira inadequada e trabalhamos por horas em posições desconfortáveis; respiramos de maneira errada e não fazemos os exercícios que fortalecem a musculatura do abdômen.

E isso não é uma questão de estética, uma vez que uma musculatura fortalecida auxilia em diferentes funções e processos no nosso organismo. Trata-se portanto, de uma questão de saúde e bem-estar diário.

 

E o resultado dessa técnica é um organismo mais regulado e fortalecido. Com um bom metabolismo e o mais importante: funcional.

 

Quem pode fazer?

Como sendo um exercício que poupa a coluna e não exige maiores esforços físicos, a Ginástica Abdominal Hipopressiva pode ser realizada por todos os grupos de pessoas, incluindo aquelas que apresentam Hérnia de Disco, funcionando, para estas, como um tratamento.

Se você quer mais um incentivo para começar a fazer Ginástica Abdominal Hipopressiva, saiba que, aliada ao Pilates, os benefícios se intensificam, e a primeira ajuda na performance dos movimentos utilizados no segundo.

Vamos começar?

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