Conheça os benefícios da RPG

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% das pessoas têm ou já tiveram dor na coluna lombar, também conhecida como lombalgia. Isso se deve a diversos fatores, entre eles, a má postura e é nesse ponto que a RPG entra.

A má postura pode causar encurtamento muscular e prejudicar diversas partes do corpo que não só a coluna. A melhor decisão nesses casos é buscar por ajuda médica. Com o diagnóstico em mãos, você deve procurar por um fisioterapeuta qualificado, que tenha o curso de RPG e inicie o tratamento se for o caso.

O que é RPG?
A RPG (Reeducação Postural Global) foi criada na França e chegou ao nosso país na década de 80. É uma técnica utilizada pelos fisioterapeutas para corrigir as desarmonias posturais, entre outros problemas como doenças articulares, patologias reumáticas e, até mesmo, doenças típicas do sistema respiratório.

São 3 os princípios básicos utilizados para a realização da RPG:

Globalidade: o corpo deve ser tratado como um todo, ou seja, o profissional não deve considerar o tratamento de uma região isolada. Isso se deve ao encadeamento dos músculos já que movimento de um influencia no outro;
Causalidade: o fisioterapeuta deve ter em mente que a causa do problema pode estar distante do foco da dor;
Individualidade: o programa deve ser criado de forma específica já que cada pessoa reage de uma forma diferente ao tratamento.
Um dos principais focos da reeducação é o alongamento muscular. Por conta da nossa má postura, no dia a dia, os músculos podem sofrer retração e permanecer encurtados. O primeiro passo é alongá-los para permitir que a amplitude de movimento normal retorne.

Quais os benefícios que a RPG oferece?
1. Corrige a postura
Eis uma dentre as principais causas das dores na coluna: a má postura. Ela pode ser causada por diversos fatores, mas é mais comum, por exemplo, nos locais de trabalho onde os princípios da ergonomia não são aplicados.

Passar o dia em frente a um computador com a cabeça baixa ou então sentado no banco do carro podem causar sérios problemas para a coluna e gerar outros como consequência. A hérnia de disco é um bom exemplo.

2. Alivia e previne dores na coluna
Dor na coluna é algo bastante comum e, atualmente, não faz mais distinção de idade. Qualquer um pode apresentar problemas nessa região e as dores podem chegar a ser insuportáveis. A RPG consegue tratá-las e também evitar que retornem.

A lombalgia é a dor mais comumente conhecida, mas toda a coluna pode ser prejudicada de alguma forma. A cervical, por exemplo, pode desenvolver fadiga e enfraquecimento muscular, algo que tem se tornado recorrente por conta da postura ao olhar para os smartphones e computadores.

3. Tonifica os músculos
As dores, em determinadas partes do corpo como coluna, articulações, pernas e outras, podem ser causadas pelo encurtamento e enfraquecimento muscular. O tônus é um dos responsáveis por iniciar a contração das fibras musculares e fazer com que o movimento se inicie. Quando o tônus está fraco, a dor pode aparecer.

4. Melhora a bronquite e a asma
A asma e a bronquite costumam ser confundidas, mas são patologias diferentes. Esta, é uma inflamação que ocorre nas vias respiratórias, mais especificamente nos brônquios e torna-se uma barreira à passagem de ar pelos pulmões.

Já na asma, temos uma obstrução das vias de forma completa – brônquios e outras vias – e é uma doença crônica, os brônquios estão levemente inflamados, mas nesse caso, não é uma situação pontual ou passageira.

A RPG melhora o tratamento dessas doenças por ajudar no alongamento dos músculos respiratórios, facilitando os movimentos da caixa torácica e a elasticidade dos pulmões. Pode ocorrer a desobstrução das vias, melhorando a passagem de ar, e também a reexpansão pulmonar.

5. Pode ser aplicada nas gestantes
A gravidez é um momento único na vida da mulher e, apesar de tantas coisas boas, o corpo pode sofrer com as mudanças anatômicas. O centro de gravidade – região que fica entre a coluna lombar e o abdome e é responsável pelo nosso equilíbrio – se desloca para frente e a coluna passa a carregar mais peso que o normal.

Com a curvatura lombar acentuada, alguns músculos dessa área podem ficar encurtados e, se não estiverem devidamente fortalecidos, também podem provocar dor.

A RPG para gestantes deve ser prescrita pelo médico responsável e só pode ser iniciada a partir do 3º mês de gestação. O ideal é praticá-la de forma preventiva, a fim de evitar que as dores tanto na coluna quanto nas pernas apareçam. Também ajuda no fortalecimento do assoalho pélvico, tornando o parto normal menos difícil e a recuperação pós-parto mais rápida.

6. Melhora a performance esportiva

A prática de RPG permite alongar os músculos e melhorar a postura, consequentemente aumenta a amplitude de movimento e melhora a performance esportiva. É possível direcionar a técnica para que ela seja realizada especificamente para esse objetivo.

Além disto, com a prática de RPG mais músculos são trabalhados e as chances de lesões são menores, em consequência da melhora da atitude postural e do reequilíbrio muscular conquistados.

Os benefícios da RPG são muitos e você pode aproveitar todos eles para cuidar melhor da sua saúde e viver com maior qualidade de vida.