Independência financeira é o voto de muitas pessoas para 2019. Agora, se você gosta do ramo de saúde e bem-estar e está pensando em um negócio que vai lhe trazer lucros e uma boa experiência pessoal, então você precisa montar um Studio de Pilates.

O Pilates é cada vez mais procurado nas cidades brasileiras e isso tem um bom motivo: seus maravilhosos benefícios tem se mostrado muito atrativos para os praticantes.O resultado desse sucesso é a procura cada vez maior por Studios de Pilates – e dos bons – que ofereçam as melhores estruturas e serviços do mercado.

Quer conhecer as vantagens, os desafios e entender passo a passo como montar um Studio de Pilates? Vem com a gente nesse post!

Como anda o Mercado

Primeiramente, vamos analisar a viabilidade do seu negócio. Já falamos acima que o Pilates é uma área crescente no mercado, e está ficando cada vez mais desenvolvida. O surgimento de novos equipamentos, aparelhos, técnicas e acessórios possibilita uma constante renovação na modalidade, o que significa que você tem que estar comprometido com o sucesso do seu negócio e procurar estar sempre ligado nas novas tendências.

 

Montar um Studio de Pilates, está se mostrando um negócio bastante promissor. Com o advento e a maior veiculação de informação, as pessoas passam a valorizar mais as atividades físicas, pois vêem nelas a possibilidade de ter mais saúde e melhorar o corpo.

E, de fato, o Pilates é uma atividade renovadora. Acessível para idosos, pessoas que buscam tonificar o corpo e que até mesmo se encontram em processo de recuperação de algum procedimento, ele é dinâmico. alegre e livre, tudo o que faz as pessoas se encantarem na primeira aula.

Mas, calma! Antes de sonhar mais alto, tenha em mente que todo negócio de sucesso requer um investimento à altura. Invista seu tempo em uma pesquisa minuciosa sobre o Pilates, faça uma especialização – se você já for da área da fisioterapia ou educação física – ou cursos de Pilates. Ofereça o melhor para seus clientes!

 

Primeiros passos para montar um Studio de Pilates

 

Tudo certo para montar o Studio de Pilates. E agora? Por onde começar?

 

  1. Tudo começa, obviamente, com um planejamento detalhado. Trace seus objetivos, coloque as ideias no papel, explore as possibilidades e registre os primeiros desafios. Isso vai ajudá-lo a ter um panorama – mesmo que amador – de toda a situação. Ah, não se esqueça de colocar tudo dentro da legislação e dentro das normas do Creffito e da prefeitura de sua cidade.

 

2.  Depois disso, você precisa decidir o melhor lugar para montar seu Studio de Pilates. Procure um espaço aberto e amplo, receptivo e com potencial para ser acolhedor. Pesquise se a região é movimentada, qual perfil do público dessa região e os possíveis concorrentes. Essas informações iniciais são importantíssimas para escolher a localização do seu Studio de Pilates.

 

3. Pense, agora, na estrutura do seu Studio. Quais equipamentos escolher? Quais as modalidades que você quer ofertar aos clientes? Tudo isso é decisivo na hora de escolher os melhores aparelhos. Afinal, estamos prezando qualidade aqui.

Geralmente, para se começar um Studio de Pilates, você precisa de alguns aparelhos básicos, como Reformer, Cadillac Trapézio, Barrel, Wall Unit e Combo Chair. Se o orçamento estiver curto, comece com no mínimo 3 desses e vá adquirindo outros com o tempo, para deixar o espaço mais completo e atender a uma clientela mais abrangente.  

4. Agora, você precisará de pessoas que saibam utilizar todos os aparelhos para instruir seus clientes. Isso mesmo. Estamos falando do seu corpo de funcionários. Como se trata de uma atividade que vai mexer com a saúde e o bem-estar das pessoas, você precisa se certificar de estar contratando profissionais sérios e competentes. Invista em diferentes especialidades de atendimento em seu Studio para agregar ainda mais valor e atingir mais pessoas com objetivos diferentes.

 

5. Por último, mas não menos importante, é necessário fazer a divulgação do seu negócio. Onde seus clientes estão? Para isso, você poderá investir em marketing nas redes sociais e até mesmo incluir um pouco de outbound marketing nas campanhas. A divulgação é tudo! Ela é essencial ao longo de toda sua jornada para garantir que sempre terá novos clientes e estará em constante crescimento.

 

Seja um diferencial!

Com o crescimento da popularidade do Pilates, cada vez mais Studios aparecem. Isso significa maior concorrência, e significa que você precisa tornar seu negócio sempre mais atrativo e inovador para estar sempre na frente.

Esteja sempre presente em encontros, atualize seus cursos, contrate profissionais competentes e que amam o que fazem. Isso vai garantir mais qualidade e inovação para o seu Studio.

 

Investimento e Retorno Médio

Hora de abrir a carteira, consultar o banco e avaliar os custos e ganhos. Quanto ao investimento, você pode calcular de acordo com os preços em sua cidade, e ainda tem os documentos, licenças e alvarás que você precisa obter para montar um Studio de Pilates.

Mas, não se preocupe. Aqui te daremos um checklist para você poder calcular quanto sairia o seu investimento.

Como você já conhece os aparelhos básicos, vamos falar de outras coisas para você se preocupar. De móveis você precisará de: sapateira; armário grande; prateleiras, balcão e cadeiras para recepcionar os clientes, um  espaço para sua equipe poder ficar em horários vagos/refeições, macas (caso hajam atendimentos de fisioterapia ou massagens), bebedouros,mesa de café, dentre outros.

Não se esqueça do investimento na divulgação! Os gastos vão depender do tipo de contrato com a agência, o freelancer ou o órgão que estará realizando a divulgação.

A lista de licenças que você precisará obter estão logo abaixo:

  • Licença do Corpo de Bombeiros;
  • Alvará de Funcionamento e localização;
  • Registro de Marca;
  • Licença Sanitária;
  • Registro na Junta Comercial;
  • E encargos da prefeitura e receita para abrir seu CNPJ.

Informe-se sobre os preços junto ao seu município e os inclua na planilha de gastos. Estima-se que com R$30.000,00 é possível montar um studio de pequeno porte.

Já sobre o retorno, é possível recuperar o valor investido e ainda obter lucros já no primeiro ano de empresa. Mas é claro que tudo irá depender da qualidade do serviço prestado, do tamanho do seu Studio, do investimento em marketing, entre outros fatores. Mas, se você trabalhar duro e oferecer um espaço de qualidade, seu retorno irá sem dúvidas te surpreender!

 

Conclusão: vale a pena montar um Studio de Pilates?

A resposta para essa pergunta é bem positiva. Se você possui o capital inicial para investir e sente que Pilates é sua área de interesse no momento, não tenha medo! Tire os planos do papel e monte seu Studio na modalidade que mais cresce no Brasil!